É com imensa satisfação que parabenizo a Cervejaria Wäls por suas medalhas no World Beer Awards. Reconhecidamente um dos campeonatos com maior nível técnico que existe. Fica ainda mais evidente o talento e a qualidade do trabalho da cervejaria quando ela ganha em estilos consagrados mundialmente como: Dubbel Estilo Belga e Outras cervejas Estilo Belga, mais precisamente a Wäls Dubble ganhou medalha de ouro na categoria de número 60: Belgian-Style Dubbel, batendo nada menos que 35 concorrentes diretos; e a prata com a Wäls Quadrupel na categoria de número 64: Other Belgian-Style Ale, pelo seu envelhecimento em barris de cachaça, disputando com outros 55 rótulos. Mas o que isso significa para o mercado Brasileiro de cervejas na prática?
Podemos inferir que haverá um boom de vendas destas cervejas premiadas nos próximos meses, isto é óbvio! E o fato de uma cerveja brasileira ter ganho medalhas de ouro e prata é uma resposta direta ao questionamento feito pela revista Ale Street News na capa de sua edição de número 23: “Can the Brazil win in the World Cup and in the World Beer Cup?” . Em uma tradução livre: “Poderá o Brasil ganhar na Copa do Mundo e na Copa do Mundo de Cervejas?”. Uma parte desta pergunta já está respondida… Quanto as outras cervejarias, a Wäls foi a única a ser agraciada com WBA este ano, porém várias outras já ganharam suas medalhas, como Colorado, , Bierland e minha preciosa Bamberg. Mais uma cervejaria nacional vigorando neste panteão só mostra a evolução de nosso mercado e dos nossos cervejeiros, o que é ótimo para nossa imagem lá fora. O Brasil é a bola da vez e na cerveja não é diferente. Estamos crescendo, não a passos largos como a Itália, mas a caminho de uma produção sustentável e de qualidade.
Fica aqui então o nosso parabéns a estes expoentes que tanto fazem para construir o que nós chamamos de uma “cultura cervejeira” no país. É merecida a recompensa pelo esforço e este é grande, ainda mais para os brasileiros. Quero só salientar que além de cervejeiro caseiro, co-fundador deste blog, editor e podcaster, também sou dono de uma loja de cervejas artesanais, o Sr. Lúpulo, e já recebi mais de uma ou duas vezes cargas de cerveja da Wäls, incluindo as recém-premiadas, como também a Petroleum e Wittibier, que estavam carregadas de off-flavors de vários tipos, desde metálico até o que indicam contaminação por bactérias. Mais uma vez parabéns a Wäls por ter ganho suas medalhas no Campeonato Mundial da Cerveja, porém ficarei ainda mais satisfeito quando as cervejas que recebermos, ou que comprarmos por aí, estejam dentro do padrão internacional e não sofrendo da inconstância nacional.
Saúde!
Matheus Ribeiro Ramos – ainda sem saber o que fazer com 24 garrafas de Wäls Petroleum lote 18!
Fotos: Maurício Beltramelli e Wäls
Parabéns as cervejarias nacionais premiadas! Uma vitória do povo brasileiro. Porém nos sentiremos mais agraciados o dia que o mercado consumidor interno for mais valorizado do que a gringaiada!!!! Nao so na qualidade da cerveja vendida aqui. Em tudo!!!
Só gostaria de saber por que da confusão entre World Beer Cup (organizado pela Brewers Assosciation) eWBA – World Beer Award (Paragraph Publishing). Os meninos da Wals ganharam o World Beer Cup, até onde sei. Com grandes chances de ganhar o WBA também, claro
Obrigado pelas informações. Realmente é um ato falho que várias pessoas na Internet cometeram.